domingo, 30 de dezembro de 2012

Brasil convocado para jogar o Sul-Americano Sub-20 – 2013


Por: Paulo Pimenta Machado


Antes de qualquer coisa, quero agradecer a todas as pessoas que me incentivam a continuar com o blog. Essas pessoas são as que leem, comentam, divulgam, espalham e até mesmo criticam. O Jornalismo é muito subjetivo, e ninguém é o dono da verdade. Esse ano de 2012 foi muito interessante para mim, descobri algo que eu realmente gosto de fazer e que as pessoas gostam de comentar. O legal de compartilhar a minha opinião, é que às vezes eu sei que ela não é única. Todos nós temos esse senso crítico, que talvez seja a grande magia desse Universo chamado: Futebol! Agradeço a todos vocês por fazerem o blog crescer a cada dia, e espero que esse ano de 2013 seja de vitórias e batalhas vencidas. Um próspero ano novo para todos!

A minha última matéria, será sobre o futuro do futebol brasileiro. A seleção brasileira é a maior campeã do Sul-Americano Sub-20, e em 2013 tentará buscar seu 12º título na Argentina. Já pensou? Conquistar um título internacional na casa de nossos maiores rivais?
Abaixo, a lista – e comentários – dos 22 jogadores convocados para a competição mais eletrizante das Américas:

Goleiros
Matheus Caldeira - Corinthians
Luis Gustavo – Vitória

Comentários do Blog: Particularmente, acho os dois goleiros de alto nível. O Caldeira tem uma experiência aprimorada apesar da idade, e o Luiz Gustavo já é uma joia do Vitória. Gostei da convocação dos dois arqueiros! O Titular? Arrisco no Luiz Gustavo do Vitória.

Zagueiros
Samir - Flamengo
Antônio Carlos - Corinthians
Doria - Botafogo
Luan - Vasco da Gama

Comentários do Blog: São quatro zagueiros de qualidade, porém, senti a ausência de alguns zagueiros mais experientes. O Luiz Eduardo (São Paulo) e o Marquinhos (Roma) são dois jogadores que não poderiam estar de fora da lista. Na minha opinião técnica, dos quatro convocados, o único que claramente vai ser titular é o Luan do Vasco. A outra posição vai ficar entre o Antônio Carlos e o Doria, não acredito que o Samir tenha futebol para ser titular.

Laterais Direitos
Wallace - Fluminense
Igor Julião - Fluminense

Comentários do Blog: Com a ausência do Fabinho do Real Madrid Castilla, a lateral direita foi entregue para dois jogadores do Fluminense. Wallace irá para o Chelsea, e pela qualidade, com certeza vai ser o titular.


Laterais Esquerdos
Douglas Santos - Náutico
Mansur – Vitória

Comentários do Blog: Faltou o garoto Denner, do Corinthians. Contudo, para o bem do futebol nordestino, foi bom a exclusão do provável titular da seleção. Agora a vaga está aberta para dos laterais que jogam no Nordeste. Portanto, acho que o titular da posição, pela experiência adquirida no último brasileiro será o Douglas Santos do Náutico.


Volantes
Jadson - Botafogo
Misael - Grêmio
Lucas Cândido - Atlético Mineiro

Comentários do Blog: A ausência do João Schmidt e de Rodrigo Caio do São Paulo foi muito sentida. Já que a seleção jogará provavelmente em um 4-2-3-1, o único volante que acho que jogará como titular é o Jadson do Botafogo, com o Misael (Grêmio) correndo por fora.


Meias
Felipe Anderson - Santos
Rafael Alcântara - Barcelona
Mattheus - Flamengo
Fred – Internacional

Comentários do Blog: Completando a linha de 2 do meio-campo, o Fred é o nome mais comentado para fazer dupla o Jadson, devido a sua versatilidade. Agora a maior dúvida da minha seleção, quem será o camisa 10? Só saberemos a partir do primeiro jogo, e estou muito curioso para saber quem é. Felipe Anderson, que assumiu com maestria a 10 deixada por Ganso. Ou o filho do tetracampeão Mazinho, Rafinha? Rafinha, pós-Messi, é a grande promessa dita pelos catalães. Nessa, fico em cima do muro.

Atacantes
Marcos Junio - Fluminense
Bruno Mendes - Botafogo
Ademílson - São Paulo
Adryan – Flamengo
Leandro - Grêmio

Comentários do Blog: Nessa questão acho que não tem muitas dúvidas, a não ser da ausência de Lucas Piazon do Chelsea. Porém acho que ele não foi convocado pelo fato de estar nos planos dos londrinos. Como titular acho que vamos ter um Adryan e o Leandro pelas pontas, fechando o trio do esquema tático. E como centroavante outra dúvida, Brunos Mendes ou Ademílson? Mais uma questão a ser esclarecida no primeiro jogo.

A muito tempo que não via uma seleção com tanta mão de obra qualificada. Temos uma geração que pode fazer estragos na casa dos “hermanos”, mas para isso, precisamos ter pés nos chãos antes de tudo. Boa Sorte para a garotada!

Se você gostou da matéria e quiser comentar, pode comentar aqui no blog, ou usando o #ForasteiroNordestino no Twitter.
  

  

2 comentários:

  1. Parabéns Paulo belo trabalho. Posso falar isso sem bajulação alguma, eu acredito que se pegarmos os comentaristas e cronistas de futebol das grandes mídias menos de 20% seriam capazes de fazer uma análise como essa.

    Que o próximo ano te dê ainda mais vitórias.

    ResponderExcluir