quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESPECIAL ARENA PERNAMBUCO: Náutico 1 x 1 Sporting

Por: Paulo Pimenta Machado


LINK DO PERCURSO DA ARENA:


Nós, do blog Forasteiro Nordestino, vamos aproveitar a Copa das Confederações para fazer um especial de todas as partidas da competição. Nosso ideal, é fazer com que as pessoas que não estarão presentes no jogo, sintam essa energia que nós iremos sentir. 

Pois é. Sentimos. Não mais nem menos do que a torcida presente em maior número, a do Náutico. Entrar na Arena Pernambuco me fez sentir uma atmosfera que eu só via na televisão, fotos ou vídeos. O vídeo é bem amador, mas o que importa é que conseguimos levar  o nosso sentimento de amante do futebol para todos que não puderam comparecer. 

O CAMINHO DE IDA

Nosso caminho foi um pouco complexo. Como não moramos perto de nenhuma estação de metrô, fomos obrigados a pegar uma mini-ônibus até a mais próxima. Descemos na estação de Prazeres por volta das 16:30 da tarde. Tínhamos duas opções, ou descer em Joana Bezerra ou descer um pouco depois em Recife. Optamos pela de Recife, porém ia dar na mesma. A lotação foi bem precoce. Fomos o percurso Recife-Cosme e Damião em pé (Fico tentando imaginar quem saiu de casa de 18 horas). Chegando lá, o Governo do Estado, disponibilizou vários ônibus que levam da estação para a Arena. 

Depois de uma caminhada, chegamos ao estádio. E sinceramente? Nunca havia me encantado daquela forma por um estádio. Sempre sonhei entrar em um estádio de primeiro mundo. Confesso que por um instante, a emoção foi tão grande que me fez esquecer as obras inacabadas fora do estádio. Sentamos e esperamos o inicio da partida.

O JOGO

O Náutico veio pra vencer. O Sporting para encerrar a sua temporada, e fazer uma visita a Pernambuco. O Sporting dominou grande parte do primeiro tempo, valorizando a posse de bola. O Náutico não fez nada para impedir isso. O Sporting chegou e marcou com Luiz Eduardo, contra. Nesse momento a equipe alvi-rubra foi com tudo para cima dos portugueses, inclusive colocando uma bola na trave com o estreante Adeílson. No fim do primeiro tempo, o lateral direito Miguel Lopes foi expulso pelo árbitro Gilberto Castro Júnior.

O Náutico foi covarde. Mesmo com um a menos não partiu para cima do Sporting no início do segundo tempo. Confesso, achei os primeiros trinta minutos bem chatos, inclusive sem nenhum comentário. Nos últimos quinze minutos foi que o Náutico encurralou o adversário, e com um gol de pênalti de Élton, fez com que sua estreia em sua nova casa não fosse tão deplorável.

O Náutico jogou contra um desgastado Sporting e não conseguiu um bom resultado. Até pensei que um empate era o resultado da partida, mas depois que eu vi a deficiência física e mental da equipe portuguesa mudei de opinião. O Náutico precisa mudar se quiser ter uma boa perspectiva no Brasileirão e na Copa Sul-Americana.

O CAMINHO DE VOLTA

Não vou criticar nada. Realmente o nosso deslocamento para a Arena, a entrada, o conforto foi sem contestação. Infelizmente, vivemos em um pais que carece de sistema de transporte. O Metrô é bom e confortável, porém é muito apertado. Mas é normal, isso é um problema no Brasil todo. Achei bastante cansativo mas valeu a pena toda experiência, espero ansiosamente para voltar lá na Copa das Confederações. 



COMENTE NO TWITTER USANDO: #ForasteiroNordestino





Um comentário:

  1. Se é que podemos chamar isso de metro...aquilo ta mais p trem... E outra durante os eventos que se seguem teremos varios onibus disponiveis e policiais no trajeto como descrito acima, mas e no brasileiro e pe? Quem for de carro tudo bem mas e quem nao for? Vai ter q sair de casa as 10:00 p ver um jogo as 16?

    ResponderExcluir