terça-feira, 14 de maio de 2013

Agora é definitivo: Felipão anuncia lista para a Copa das Confederações!

Por: Paulo Pimenta Machado

Agora é oficial! Na manhã desta terça-feira(14), Luiz Felipe Scolari anunciou a lista para a Copa das Confederações. Muitas expectativas foram criadas e todas as dúvidas esclarecidas. Na verdade, quase todas. Antes de fazer qualquer análise tática ou técnica da seleção do Felipão, vou esclarecer algumas dúvidas que foram más explicadas pela mídia. 

Primeiro: Bernard não substituiu Ronaldinho. O jovem jogador do Atlético Mineiro entra como o reserva imediato de Neymar. 

Segundo: A seleção brasileira não rejuvenesceu. Muito pelo contrário, a média de idade da seleção é de 26 anos. Porém, média de idade alta é sinônimo de sucesso na Seleção Brasileira, tendo em vista que que dos cinco títulos mundiais, três tiveram média maior (igual) que 26 anos. 

Terceiro e último ponto: Felipão vetou Ronaldinho e Kaká por questões táticas, e não técnicas.


Abaixo, a lista da Seleção que vai pra Copa das Confederações:

Goleiros:

Júlio César (Queens Park Rangers)
Diego Cavalieri (Fluminense)
Jefferson (Botafogo)

Análise do Blog: Três goleiros bastante experientes. São boas escolhas, mas não convocaria nem o goleiro do Fluminense, nem o do Botafogo. Diego Alves (Valência) e Rafael (Santos) seriam minhas opções. Contudo, acredito que o Felipão tenha sido coerente no que ele imagina.

Laterais:

Daniel Alves (Barcelona)
Jean (Fluminense)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)

Análise do Blog: Dos quatro nomes concordo com os dois melhores do mundo. Jean e Filipe Luis, apesar de serem bons jogadores, não enquadraria-os a Seleção Brasileira. Meus jogadores seriam Rafael (Manchester United) e Maxwell (Paris Saint-Germain) que fazem uma temporada constante nos campeões nacionais da Inglaterra e da França, respectivamente. O treinador foi correto na sua forma de pensar, Jean e Filipe Luis jogaram bem as partidas que atuaram.

Zagueiros:

David Luiz (Chelsea)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
Dante (Bayern de Munique)
Réver (Atlético Mineiro)

Análise do Blog: Perfeito. Minha única alteração seria a saída do David Luiz, para o Marquinhos (Roma). A dupla titular seria Thiago Silva e Dante.

Volantes:

Luis Gustavo (Bayern de Munique)
Fernando (Grêmio)
Paulinho (Corinthians)
Hernanes (Lazio)

Análise do Blog: Calma pessoal. Eu tirei o David da zaga por um simples motivo. Colocar ele de primeiro volante, posição no qual ele está atuando no Chelsea. Ele entraria no lugar do Fernando. Outra alteração que eu faria era o Ramires (Chelsea) no lugar do Paulinho. O Felipão foi novamente coerente com o que pensa e vetou o Ramires por problemas extra-campo.

Meias/Extremos:

Oscar (Chelsea)
Jadson (São Paulo)
Bernard (Atlético Mineiro)
Neymar (Santos)
Hulk (Zenit)
Lucas (Paris Saint-Germain)

Análise do Blog: Achei muito interessante da parte do Felipão em convocar o Bernard para a Copa das Confederações. O jovem atleticano nunca tinha sido convocado pelo treinador, não por opção. Na entrevista coletiva, Felipão afirmou que Bernard tinha sido convocado em outras ocasiões, e não foi possível devido a uma lesão no obro. A grande dúvida foi no meio de criação, com Jadson levando a melhor. A minha única diferença, seria trocar Jadson por Ronaldinho/Kaká, para dar bagagem a seleção. Porém, a ausência desses dois grandes jogadores, vai absorver o melhor de Oscar e Neymar.

Atacantes:

Fred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)

Análise do Blog: O primeiro nome é uma unanimidade. O segundo, nem tanto, mas está em uma crescente muito grande. Minhas opções seriam o Alexandre Pato (Corinthians) e o atacante do Fluminense.



             Se você quiser palpitar, comente aqui no blog ou use no twitter o #ForasteiroNordestino




Nenhum comentário:

Postar um comentário