sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Decepções e Surpresas

Por: Paulo Pimenta Machado


Começou! Deram a largada nesta competição magnífica do Futebol. Com um futebol irresponsável e instintivo, vimos seleções do continente Sul-Americano batalhar pelos seus objetivos. Mas antes, um pouquinho de Copa SP para entrar no ritmo da competição. Depois de ver um São Paulo dominar um São Carlos sem dó e piedade, estava esperando um domínio devastador da nossa Seleção Canarinho sobre os nossos amigos Equatorianos.

A história no qual vou lhes contar foi passada em San Juan, na Argentina. O local escolhido foi o esvaziado Estádio Bicentenário. Os elencos – com poucas surpresas – foram montados com coerência, mantendo a base de competições anteriores. Achava que o Jadson – jogador experiente e titular do Botafogo na Série A – tinha mais qualidade do que o Misael – menino da base do Grêmio que nunca jogou no time profissional. Também achava que Fred era melhor opção do que o Mattheus, que o alvirrubro Douglas Santos é muito mais jogador que o rubro-negro baiano Mansur, e que o jovem Bruno Mendes do Botafogo tinha mais estrela do que o “experiente” Ademílson. Era um jogo difícil, eu sei, mas ver a seleção brasileira em campo é sempre uma fantasia, jamais pensamos em decepções.

1º Tempo

Rola a bola, e vimos um começo de partida bem morno – exceto pela bonita jogada ensaiada do Equador e um chute de esquerda de Mattheus. Aos 17 minutos a minha primeira surpresa na partida, Cevallos – filho do goleiro da LDU – acerta um chute perigosíssimo. Depois de alguns amarelos para ambas as seleções, vi um Ademílson aos 27 minutos fazer uma boa jogada e acertar uma bola no travessão. Mas isso foi só esperança, após 2 minutos, a zaga do Brasil falhou e Paralles, sozinho, marcou de cabeça o primeiro gol do jogo, 1 a 0 para o Equador. Aos 32 minutos a minha primeira decepção, Marcos Junio sumido em campo, perde um gol incrível após o remate de Adryan. Logo em seguida, vi um Cevallos inspirado dar um espetacular chute do meio de campo e a bola encobrir o goleiro Gustavo com maestria, pena - para o bom futebol - que a bola acertou a trave. Aos 39 minutos a redenção misturada com a sorte, Fernando Leon corta errado a bola, Mattheus chuta, o goleiro defende, mas na volta Fernando Leon faz contra, o Brasil empata, 1 a 1.

2º Tempo

Sumido em campo, antes de ser substituído, Felipe Anderson arrisca um chute com perigo. Felipe Anderson e Marcos Junio sumidos em campo dão lugar a Fred e Leandro respectivamente. O Jogo fica morno, com o Brasil valorizando a posse de bola sem tantas investidas. A grande chance que o Brasil teve na partida foi aos 26 minutos, quando Fred faz uma linda jogada e cruza para Adryan desperdiçar a oportunidade de gol. Aos 29, Dória tenta de longe, mas sem sucesso. Logo em seguida, Cevallos faz sua última jogada, com um bom chute. Bruno Mendes entra no lugar de Adryan para dar mobilidade, até por que, provou no Botafogo que tem estrela, ele é a estrela solitária dessa nova seleção. Porém, nada pode fazer, jogo chato e com muitas decepções e surpresas.


Considerações Finais:


Melhor em campo para o Equador: Cevallos
 Excelente jogador, meio-campista com uma qualidade técnica absurda, caso o Equador passe de fase, tem chances reais de ser o melhor jogador da competição. Mandou no jogo no 1º tempo, mas a parte física pesou no 2º, olho nele!

Mehor em campo para o Brasil: Misael
Queimei minha língua. Eu era um dos que condenavam sua titularidade, a minha preferência era sem sombra de dúvidas para o Jadson. Mas, o Misael me provou que é um monstro. No esquema tático 4-1-4-1, ele cobria as duas laterais com maestria. Ficava na sobra dos zagueiros e ainda saía pro jogo, tudo isso muito bem realizado. Uma surpresa boa.

Decepção do Equador: Fernando Leon
Não tem o que comentar, o jovem equatoriano, falhou duplamente no gol do Brasil, errou na saída e ainda por cima fez o gol contra.

Decepção do Brasil: Marcos Junio
Fez excelentes atuações no Fluminense, porém não mostrou pra que veio. Sumido no jogo todo, poderia ter feito uma atuação mais digna. Mas, foi injustiçado por todas as jogadas saírem pela esquerda.


                                              Melhores Momentos de: Brasil 1 x 1 Equador
                                        


Resultados da 1ª Rodada:

Paraguai 0 x 1 Colômbia
Argentina 0 x 1 Chile
Brasil 1 x 1 Equador
Peru 3 x 3 Uruguai


Você concorda comigo? Não? Então comente usando o #ForasteiroNordestino no twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário