segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lições de Santa Maria

Por: Paulo Pimenta Machado


Definitivamente não consegui “dormir” ontem à noite. A tragédia em Santa Maria no Rio Grande Sul ecoava em minha cabeça de uma forma tão impactante que meus sonhos – ou pesadelos – só giravam em torno daquele acontecido. No dia seguinte, depois de um momento de muita reflexão, fiquei me perguntando o quanto vale uma vida? E até que ponto nós, humanos, levamos isso em consideração. No mundo todo, tragédias ocorrem todos os dias, porém, 99% são escondidas ou ignoradas pela grande massa. Infelizmente, o que aconteceu em Santa Maria é algo que poderia ter sido evitado, se não fosse os caprichos de nós, seres humanos.

Em meio de toda a reflexão, me lembrei de Lance Armstrong. O Homem que teve uma “pseudocarreira” vitoriosa. Por que isso? Muitas pessoas não sabem, mas Lance Armstrong é um ciclista que venceu por sete vezes o Tour mais importante da história do Ciclismo, o Tour da França. Contudo, recentemente ele afirmou a todos no programa americano da Oprah, que em todos os seus títulos da carreira, ele havia se dopado. Lance perdeu todos os títulos e todo o seu prestígio. A pergunta que não quer calar é: “Esporte é vida?” Muitos especialistas dizem que sim, pois com o artifício do esporte podemos sempre estar de bem com a nossa saúde. No caso de Lance, apesar de perder todo seu prestígio e todos os seus prêmios no esporte, na vida vai ser lembrado como o Esportista com a maior influência em combate contra o Câncer do mundo, pela criação da Fundação Lance Armstrong, que já salvou milhares de vidas – grande parte crianças.

A vida está em primeiro lugar de tudo. Voltando a Santa Maria, a suspensão do Campeonato Gaúcho foi de extrema importância para a memória de centenas de gremistas e colorados, dezenas de torcedores do Pelotas, Passo Fundo, Juventude, Caxias, entre tantas outras equipes. As famílias dos gaúchos choravam com aquela tragédia. Um pouco mais perto, famílias de São Paulo choravam de alegria por causa de alguns clubes, e outras de tristeza, devido ao grande número de dependentes químicos no estado. No Norte, famílias choraram de alegria no tradicional clássico de Remo x Paysandu, mas também, há algumas que choram todos os dias pela grande devastação. No Nordeste, a Copa do Nordeste é um motivo de orgulho, mas a seca no sertão nordestino precisa de solidariedade e acima de tudo muita água.

Saindo um pouco do nosso país vamos entrar em outros continentes. Na África, a Taça das Nações Africanas é um marco importantíssimo na história do continente, enquanto a miséria é sempre ocultada e a morte de milhões de pessoas é despercebida. Na Espanha, famílias choram durante anos com a perda de familiares em touradas, enquanto se alegram por poder ver de perto Cristiano Ronaldo e Lionel Messi quebrando recordes sem parar e se tornando cada vez um dos melhores da história. Na Escócia, muitos casos sangrentos entre Rangers e Celtic – o clássico da RELIGIÃO – foram maquiados durante muitos anos, enquanto no Chipre o Futebol é uma novidade feliz em todas as casas.

Meus pêsames a todas as famílias afetadas com a tragédia de Santa Maria, Itapicuru, São Paulo, Currais Novos, Belém, Porto Elizabeth, Glasgow, Barcelona e de tantos milhares que acontecem todos os dias no nosso planeta.

Vivo Futebol, respiro o Esporte, mas a vida está em primeiro lugar. A solidariedade do ser humano tem que ser igualitária, fiquei triste ao ver o #ChupaNordeste em primeiro lugar no twitter, mas meus olhos se encheram de lágrima de felicidade ao ver nos trending topics, nós nordestinos colocando em primeiro lugar #ForçaSantaMaria. Porém, o show não pode parar: E assim termina os jogos de ida da Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira serão realizados os jogos da 4ª rodada da competição, além dos estaduais por todo Brasil.


Comente usando o #ForasteiroNordestino no Twitter.

Obrigado.


5 comentários: