sábado, 22 de setembro de 2012

Simplesmente: Fenômeno!



                                          Sou Ronaldo - Marcelo D2


Por: Paulo Pimenta Machado
             

  
        Em uma semana movimentada no planeta bola, diversos assuntos poderiam ser aproveitados, sendo assim virando uma crítica ou uma simples análise. A novela Ganso que enfim foi encerrada, a fantástica atuação do camisa 10 da seleção brasileira Oscar na sua estreia como titular na UEFA Champions League, o relatório tático do jogo Brasil x Argentina no Superclássico das Américas e comentar um pouco da boa seleção da Colômbia, são temas que não podem esconder o brilho do aniversariante do dia, o fenômeno Ronaldo.
                     Nascido no Rio de Janeiro, hoje (22), Ronaldo completa 36 anos. Por não ter dinheiro para pagar as quatro conduções para treinar na Gávea (centro de treinamento do Clube Regatas Flamengo), o franzino carioca começou a dar seus primeiros passos no mundo do futebol na equipe do São Cristovão. Encantado com o futebol de Ronaldinho, Jairzinho ex-jogador de futebol do Cruzeiro e da Seleção Brasileira, comprou o “moleque” de apenas 16 anos por 10 mil dólares, repassando para o Cruzeiro. Seu primeiro gol como profissional foi contra o Belenenses em uma excursão realizada pelos mineiros para Portugal. Ronaldo foi destaque no Brasileiro de 1993 marcando 12 gols em 14 jogos. Em 1994, foi artilheiro do Campeonato Mineiro com 22 gols. Fantástico no início de temporada com impressionantes  44 gols em 46 jogos, Ronaldo foi vendido para o PSV da Holanda pelo valor de 6 milhões de dólares. Com 17 anos fez parte do grupo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo daquele ano.
                    Arrasador, Ronaldo fez mágica no futebol holandês, marcando na temporada 54 gols em 57 jogos. Marca fantástica para um garoto de apenas 18 anos. Depois de fazer a sua primeira cirurgia, brigou com o treinador Dick Advocaat, pois não estava gostando do banco de reservas. Assinou com o Barcelona por 20 milhões de dólares, história bastante parecida com o baixinho Romário, que também havia saído do PSV para os catalães. Marcou 17 gols em 20 jogos, isso mais do que suficiente para se tornar o Melhor Jogador do Mundo em 1996 e 34 gols em 37 jogos pelo Barcelona e 14 gols em 19 jogos, fora os títulos da Recopa Europeia e da Copa do Rei, fizeram repetir o feito do ano anterior e o consagraram novamente como o Melhor Jogador do Mundo. Em 1997 foi fundamental para os títulos da Copa América e da Copa das Confederações.
                       O ano de 1998 foi de altos e baixos. Com a Inter, conquistou o título da extinta Copa da UEFA. Porém no restante da temporada mal jogou, seja por contratos publicitários, ou por compromissos com a Seleção Brasileira. Teve uma convulsão na final da Copa do Mundo de 1998 contra a França e nada pôde fazer contra o futebol que Zinedine Zidane estava mostrando. E não parou por ai, sofreu bastante durante os próximos 4 anos para demonstrar  o futebol que encantou o planeta, por diversas lesões e situação de abalo psicológico. Em 2002 deu a volta por cima e foi o artilheiro da Copa do Mundo com 9 gols, marcando 2 tentos na final contra a Alemanha. Depois da Copa, o projeto Galáctico de Florentino Pérez estava sendo construído, e por um valor de 39 milhões de Euros (Cláusula Rescisória), o Fenômeno foi para o poderoso Real Madrid. Foi considerado pela terceira vez o Melhor Jogador do Mundo no ano de 2002. Pelos merengues, conquistou a Copa Intercontinental, dois Campeonatos Espanhóis e uma Supercopa da Espanha. Marcou 104 gols em 177 partidas realizadas. Jogou a Copa do Mundo de 2006, fez parte do “Quarteto Mágico”, mas foi derrotado novamente por seu amigo de Real Madrid, o francês Zidane. Foi contratado pelo Milan por 7,5 milhões de Euros. Porém, não vingou. Uma série de lesões e a dúvida da forma física do Fenômeno soavam como um pesadelo. Fez 9 gols em 20 partidas realizadas.
                     Voltando ao Brasil, treinou na Gávea, aquela mesmo de onde ele não tinha condições de pagar as vans, já que o Flamengo não fazia esse sacrifício. Acho que tamanha mesquinharia custou caro para o Flamengo. O Jogador assinou com a turma do Parque São Jorge, e o seu destino havia de ser mesmo São Paulo. No Corinthians, apesar de um corpo “um pouco” pesado, foi o destaque do time nos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil no ano de 2009. Em 2010, o físico literalmente foi um peso para Ronaldo, e depois de uma campanha pífia na Pré-Libertadores, Ronaldo anunciou a aposentadoria. Marcou 35 gols em 69 partidas realizadas.
                 Hoje, é o dono da empresa 9ine, que gerência a imagem e carreira de atletas. Anderson Silva do MMA e Paulo Henrique Ganso, Neymar e Leandro Damião da Seleção Brasileira são alguns dos seus atletas.

                 Obrigado Ronaldo, você foi e sempre será o FENÔMENO. Parabéns, e vê se dá uma moderada nos Doces e Salgados da sua festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário