quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Decadência do futebol brasileiro. Será?

Por: Paulo Pimenta Machado


              Em 1950, era realizada a 4ª edição do que é considerado hoje o maior evento esportivo em termos de audiência e de paixão do mundo. A Copa do Mundo de futebol no Brasil. 
              O Brasil, que começava a dar seus passos no futebol, começou a ficar conhecido no futebol um pouco antes, especificamente no ano de 1914, quando Arthur Friedenreich - El Tigre - e sua tropa, conquistavam o primeiro título da história do futebol brasileiro, a Copa Roca em cima da nossa grande rival Argentina.
              Depois de escapar 3 títulos de copa do mundo, os comandados de Flávio Costa encantaram o país com seu futebol bonito e apaixonante. Porém, o time liderado por Ademir e Baltazar, perdeu a final no inesquecível Maracanazo para a seleção Uruguaia.
              Traumatizada em perder a Copa em seus domínios, o Brasil conseguiu títulos importantes, com a enigmática seleção de 58 na Suécia, batendo a anfitriã por 5 x 2, com Pelé, Didi e Vavá como protagonistas. Em 62 no Chile, um tal de Garrincha encantou as ruas de Santiago com seu futebol arte e "moleque", junto com Vavá, conseguiu a artilharia e o Brasil venceu a forte seleção da Tchecoslováquia na final por 3 x 1. Em 70 a seleção do tri encantou os gramados do México com as qualidades de um time forte fisicamente e com um trabalho em equipe surreal que comandado com um gênio no meio de campo chamado Gérson, e com Pelé e Jairzinho inspiradíssimos. A vitoria foi contra a forte seleção da Itália por 4 x 1.
              Nasci no ano de 1993, e as vezes me pergunto qual a minha maior tristeza, não ter visto o lendário Ayrton Senna ou a maior equipe da história do esporte que foi a de Telê Santana em 1982? No fracasso de uma pergunta impossível de ser respondida, eu respiro e tento expressar com palavras o que eu vi com os olhos, nos jogos retrô fantasticamente reproduzidos pela ESPN. Leandro, Júnior, Batista, Toninho Cerezo, Sócrates, Zico, Falcão e para mim o jogador mais injustiçado pela imprensa Éder, imortalizaram os gramados Espanhois que hoje são palco dos maiores espetáculos do mundo com o Real Madrid e o Barcelona. Naquele fatídico 5 de julho de 1982 em Sarriá(Estádio do Espanyol), um italiano Paolo Rossi, fez o que o mundo não estava preparado para ver, 3 gols contra a seleção mais mágica do futebol mundial.
              Depois de 24 anos sem título o time defensivo de Carlos Alberto Parreira e do baixinho Romário, conquistou nos Estados Unidos contra a mesma Itália, nos pênaltis a tetra copa do mundo para o Brasil. Em seguida, em 98, Ronaldo e Rivaldo não conseguiram fazer o que fizeram no ano seguinte, conquistar o Penta-campeonato em 2002 contra a boa seleção alemã. Em 2006 e 2010, Parreira e Dunga, respectivamente, montaram Seleções principais muito fortes e conquistaram todos os títulos que haviam disputado antes das suas Copas do Mundo, e que na minha opinião eram seleções mais fortes taticamente e tecnicamente do que a tetra e penta campeã. 
               Atualmente, em 2012, o Campeonato Brasileiro foi eleito pelo IFFHS o 3º maior campeonato de futebol do mundo, perdendo apenas para a Premier League(Inglaterra) e A Liga BBVA(Espanha). Li em muitos comentários que o Brasil estava passando por um decadência no futebol, discordo. Na atual janela europeia, que fechou no dia 1º de Setembro, o Brasil teve os 3 jogadores mais caros, com Hulk com 60, Lucas 43 e Thiago silva 42 milhões de euros. Diante dessa grande crise que passa o futebol europeu essas quantias com valores provenientes do Qatar e da Rússia, não seriam investidos caso esses jogadores não valessem algo. O Brasil, tem a melhor frota de jogadores do MUNDO. Só que infelizmente, nós brasileiros, não aceitamos isso. Talvez o problema seja do treinador, da confederação, ou até mesmo da mídia que endeusa alguns mais do que os outros. Diante desse mundo capitalista e extremamente vaidoso, será que é certo pro bem do futebol brasileiro jogar todas as fichas no talentoso Neymar? Eis a questão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário