segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A enigmática Colômbia no milésimo jogo do Brasil.

Por: Paulo Pimenta Machado


         Historicamente, seleções como Uruguai, Argentina e o Brasil dominam o futebol Sul-Americano.  Não é pra menos, pois todos os títulos mundiais que a América do Sul tem pertencem a essas seleções. Considerando este fato, é notório dizermos que nós, brasileiros, sempre julgamos as demais seleções do nosso continente, não sabendo das riquezas futebolísticas dos nossos vizinhos.
Na próxima quarta-feira (14), a seleção brasileira enfrentará a emergente seleção colombiana no MetLife Stadium, em Nova Jersey.


Análise da Colômbia:

Diferente de como muitos pensam, a seleção colombiana vem bem nas eliminatórias.  Hoje, é a 3ª colocada da competição com um jogo a menos que as demais equipes. Dona de um setor defensivo muito equilibrado com os zagueiros, Cristiano Zapata e Mário Yepes (Milan-ITA) e com o lateral esquerdo Pablo Armero (Udinese-ITA).
Ofensivamente não deixa a desejar, e talvez seja um dos grandes trunfos da equipe. O quarteto é provável que venha com: Torres (Nacional-COL), James Rodríguez e Jackson Martínez (Porto-POR) e o matador Falcão Garcia (Atlético Madrid-ESP).

Análise do Brasil:

A Seleção vai bem. Isso é fato. Mano Menezes conseguiu dar uma “cara” ao time. Hoje, acho que finalmente encontramos o nosso camisa “1”. Diego Alves vem de seis jogos seguidos sem levar gols, além de ter finalmente conseguido a posição de titular efetivo na equipe do Valência.  As laterais contam com a volta de Dani Alves, porém com baixa de Adriano. Paulinho e Ramires devem ser os homens da versatilidade no meio campo. E com a baixa de Hulk, resta saber se Lucas vai entrar na equipe, mantendo Neymar como falso “9” ou se Leandro Damião entrará como centroavante.

Análise da partida:

A Seleção colombiana é forte. Muitos acham que não, mas a sua postura tática é bastante organizada. A qualidade física sempre foi um dos grandes trunfos da seleção, contudo a parte técnica também tem se destacado nas últimas exibições.
Se o Brasil conseguir vencer como tem vencido, será de excelente importância para o planejamento conseguido. Mas se por algum conveniente sair de Nova Jersey  com uma derrota, não é motivo de pânico.
Podemos dizer que finalmente a nossa seleção está indo por um caminho mais retilíneo. Acredito na vitória da nossa seleção, mas com bastante dificuldade.


E você? O que acha que vai acontecer no milésimo jogo da nossa seleção?
Comente usando o #ForasteiroNordestino no Twitter.
Ou por aqui mesmo, nos comentários do blog.
                

4 comentários:

  1. Muito boa análise Paulo.

    A dupla de colombianos do Porto tem apresentado um excelente futebol. Creio que Falcão Garcia seja atualmente o atacante mais valioso do mundo.

    Acredito na vitória da seleção brasileira, com probabilidade de 70%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, ainda mais pra quem acompanha a "Champions". Eles estão voando!

      Excluir
  2. E ai primo. Ta indo bem na escrita, to percebendo a evolução no vocabulário, embora ainda esteja pouco sofisticado. Mas é assim mesmo, quanto mais se escreve, mas vai pegando o jeito.

    Em relação a Matéria, acho sua análise sucinta demais! Poderia explorar mais as seleções e fazer uma análise mais crítica. Porém, gostei bastante da personalidade com que escreve, vejo você falando, não os outros.

    Sobre as seleções, por mais que a Colômbia venha de resultados bons, não podemos esquecer que tem algumas variáveis-chave que tira um pouco o mérito da Colômbia: jogo neutro, amistoso e, o principal, o teste dos treinadores para preparar suas equipes para as competições.

    Não é porque sou brasileiro, e acredite, estou desacreditado deste time do Mano, mas o favoritismo é do Brasil. Acho improvável uma vitória da Colômbia.

    Continue assim.Parabéns!

    Marcello Henrique

    ResponderExcluir
  3. É isso ai primo! Tamo na luta! O fato da matéria ter sido sucinta, é relacionada a demanda dos leitores. Mas é isso ai, vivendo e aprendendo cada vez mais.

    ResponderExcluir